Escassez de petróleo em 2035? Consultora diz que sim

Em 2035, o mundo pode vir a assistir a uma escassez de petróleo no mercado global.

De acordo com a consultora Wood Mackenzie, a forte descida dos preços do crude tem feito com que as empresas do setor invistam cada vez menos na exploração.

"O mercado mundial de petróleo pode enfrentar uma escassez de 4,5 milhões de barris por dia, em 2035, se o sucesso nas explorações não melhorar", acredita e avisa a consultora.

A consultora, que é especializada no setor da energia, garante sublinha ainda que, entre 2008 e 2011, foram descobertas reversas de crude cujos números apontavam para 19 mil milhões de barris. No entanto, entre 2012 e 2015, apenas foram encontrados cerca de oito mil milhões.

A questão do petróleo tem sido muito discutida nos últimos meses, principalmente, por causa da descida dos preços.

Em abril, os países da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) e os não-OPEP chegaram mesmo a reunir, mas não conseguiram fechar um acordo para congelar a produção de petróleo e permitir a subida do preço desta matéria-prima.

A reunião, que decorreu em Doha, Qatar, não trouxe a conclusão que todos esperavam devido à tensão entre Arábia Saudita e Irão. O encontro era um dos mais aguardados da OPEP, por reunir quer os membros da organização, quer seis países não-membros, entre eles, Rússia, México, Colômbia e Cazaquistão.