O que fazem os portugueses pela educação financeira dos filhos? Estudo responde

Menos de metade dos portugueses admitem estar preocupados com a educação financeira dos filhos (48%).

De acordo com o novo estudo da Cetelem, 13% dos indivíduos afirmam nada fazer para tentar ensinar aos mais pequenos quais são as melhores formas de lidar com o dinheiro.

Já quando questionados sobre as ações desempenhadas para educar financeiramente os filhos, 31% dos portugueses declaram explicar os conceitos no dia-a-dia. Ler livros (7%), fazer jogos (4%) e assistir a programas de televisão (1%) relacionados com o tema são outras das atividades realizadas pelos pais, embora seja uma percentagem muito menor.

De acordo com Diogo Lopes Pereira, diretor de marketing da Cetelem, «a maioria dos pais não parecem ainda sensibilizados para a importância da educação financeira dos filhos. E, no entanto, sabemos que quanto mais cedo as crianças aprenderem a lidar com os conceitos financeiros, mais preparados estarão no futuro para tomar decisões de forma consciente e responsável. Pais, escolas e instituições financeiras devem trabalhar em conjunto para apoiar a formação dos mais jovens e dotá-los desde cedo de conhecimentos de gestão de dinheiro e de poupança».

O estudo Cetelem sobre a Literacia Financeira foi realizado entre os dias 16 e 19 de fevereiro em colaboração com a Nielsen, através de 500 entrevistas telefónicas a portugueses de ambos os sexos, com idades compreendidas entre os 18 e os 65 anos, residentes em Portugal.