Estou sim? É uma salada telefónica, por favor

Ben Spier fartou-se de ligar. Do outro lado nada, nem com indicativo a coisa lá ia. Mentira: do outro lado atendiam turistas que mais não queriam que tirar uma fotografia junto a uma cabine tipicamente londrina – sim, que ai de quem vá a Londres e nem isso traga para memória futura.

E sendo isso inadmissível, Ben Spier teve a inteligência de perceber que as selfies ou as declarações de amor pintadas a vermelho-cabine não podiam ser o derradeiro destino de um símbolo tão icónico da capital inglesa. Diríamos até que Spier teve a inteligência de um telefone com chamadas ilimitadas. Ou seja, apresentou-nos o melhor dos tarifários.

É certo que atualmente já raras são as pessoas que pagam mensagens e dados móveis ao momento, que, no ramo da gastronomia, é igual a dizer que basta dobrar uma esquina para encontrar uma casa de saladas orgânicas e biológicas, em Londres, claro. Spier também procura os melhores produtos locais, também aposta na quinoa e nas sementes de tudo – aquelas coisas que os nutricionistas e o renovado cuidado com a alimentação ditam que têm de constar em todas as ementas – mas vende-as numa cabine telefónica. Caso para dizer que não há 4G que chegue a lugar tão especial.

A Spier’s Salads, inaugurada no dia 4 de maio na Bloomsbury Square, no centro de Londres, está aberta às terças e quartas das 11h30 às 14h30 e vende saladas entre as quatro e as oito libras dependente do tamanho que se escolhe e dos extras que se desejam: normalmente pode-se escolher entre frango e salmão, as proteínas da coisa.

Este projeto nasce de uma parceria que Ben Spier fez com a Red Kiosk Company, uma empresa que se tem dedicado à renovação destas ilustres e desaproveitadas londrinas. Desde que o mundo anda com um smartphone no bolso que muitas das cabines ficam ao abandono ou são, simplesmente, retiradas das ruas. Esta empresa que tem promovido outros usos para as mesmas – como mini-escritórios, por exemplo – avisa que o número desceu de 92 mil em 2002 para 48 mil cabines que podem ser encontradas nas ruas atualmente.

Se está por perto passe pela Bloomsbury Square e faça uma chamada leve como esta. É saudável e não se desliga na sua cara.