Novo produto do Estado: prazo de subscrição termina esta segunda

O investimento mínimo é de mil euros e o máximo é de um milhão de euros.

O prazo para subscrever as Obrigações do Tesouro de Rendimento Variável (OTRV), o novo produto de poupança do Estado, termina esta segunda-feira.

Este produto começou a ser disponível a 26 de abril e a grande adesão às OTRV levou o governo a rever em alta a emissão de 350 para 750 milhões de euros, valor esse que já foi superado pelo que haverá lugar ao rateio dos títulos. Isto significa que dificilmente os investidores irão receber a totalidade dos títulos que solicitaram.

Recorde-se que, a uma semana do final do prazo a procura superava já os mil milhões de euros.

O investimento mínimo é de mil euros e o máximo é de um milhão de euros, sendo que a data de reembolso do capital será a 19 de maio de 2021.

Segundo informação do Ministério das Finanças aquando do lançamento deste produto, as OTRV são emitidas por um período de cinco anos, com reembolso em maio de 2021, dando aos seus titulares o direito a receber um juro variável, pago semestralmente, a uma taxa anual nominal bruta igual à Euribor a seis meses, acrescida de 2,2%, com uma taxa de juro mínima de 2,2%.

Estes títulos serão admitidos à negociação no mercado regulamentado Euronext Lisbon, sujeitas às condições de mercado, "o que constitui uma garantia da liquidez do produto até ao seu vencimento".