Economia

Associação de lesados do Banif quer processar TVI

De acordo com a SIC Notícias, lesados consideram que houve negligência na difusão da notícia sobre o colapso da instituição.

Há poucos dias também o Banif  fez saber que pretende avançar com uma ação judicial contra a estação de Queluz de Baixo. A garantia foi dada pelo presidente do “banco mau”, Miguel Alçada, que prometeu ser “o mais depressa possível”. De acordo com o responsável, “a interposição desta ação judicial crime contra a TVI é crucial para a defesa dos interesses de todos aqueles que sofreram danos materiais com a resolução”, revelou ao “Diário Económico”. O banco terá um contrato com o professor catedrático José Lobo Moutinho, especialista em Direito Penal da Universidade Católica.

Em causa está uma notícia da TVI, no dia 13 de dezembro à noite, que anunciava que estava “tudo preparado para o fecho do banco” e que “os depositantes vão perder dinheiro acima dos 100 mil euros”. A notícia foi depois sendo alterada, entre as 22h18 e as 22h48, no sentido da diluição de alarmismo.