Sociedade

Record: Portugal consumiu durante quatro dias seguidos eletricidade (unicamente) assegurada por fontes renováveis

Portugal utilizou eletricidade unicamente produzida por fontes renováveis durante mais de quatro dias seguidos, a semana passada. Segundo uma análise aos dados das Redes Energéticas Nacionais (REN) feita conjuntamente pela ZERO – Associação Sistema Terrestre Sustentável e a Associação Portuguesa de Energias Renováveis (APREN), as 107 horas seguidas em que não foi necessário recorrer a outras fontes – particularmente à produção de eletricidade em centrais térmicas a carvão ou gás natural – , são “um recorde muito importante neste século”.


Em comunicado, a ZERO explicou que “o consumo de eletricidade em Portugal foi assegurado integralmente por fontes renováveis durante mais de quatro dias seguidos, mais precisamente, entre as 6:45h da manhã de sábado, dia 7 de maio, e as 17:45h de quarta-feira, dia 11 de maio”.

Segundo a associação ambiental, este marco mostra “que Portugal pode ser mais ambicioso numa transição para um consumo líquido de energia elétrica 100% renovável, com enormes reduções das emissões de gases com efeito de estufa, causadoras do aquecimento global e consequentes alterações climáticas”.