Mitsusbishi demite presidente

Demissão surge na sequência do escândalo de manipulação de dados.

A Mitsubishi demitiu Tetsuro Aikawa, na sequência do escândalo de manipulação de dados.

A acompanhar Aikawa na saída está também o vice-presidente da empresa Ryugo Nakao. A Mitsubishi  informa ainda que as saídas terão lugar no próximo dia 24 de Junho.  

O cargo vai ser ocupado temporariamente pelo atual presidente executivo da empresa até o negócio com a Nissan estar concluído. A Nissan está a comprar 34% do capital da Mistusbishi.

Recorde-se que, no final de abril, a empresa admitiu que engana os consumidores há 25 anos. Os funcionários modificaram a pressão de pneus durante os testes de consumo de combustível de 625 mil unidades vendidas no Japão de quatro dos seus modelos de veículos ligeiros.

Os carros foram ainda testados com um sistema não homologado pelo Japão desde 2002 e foram assim vendidos com uma garantia de consumo falsa, segundo a qual eram entre cinco e dez por centro mais eficientes do que na realidade.

Segundo a imprensa foram também falsificados dados das versões 4×4.

Este caso veio contribuir para piorar a reputação do setor, após o escândalo de manipulação de emissões poluentes da Volkswagen em 11 milhões de carros a diesel.