Ministro da Educação vai apresentar queixa-crime contra a revista “Sábado”

Tiago Brandão Rodrigues anunciou, em comunicado, que vai apresentar uma queixa-crime contra a revista “Sábado”, que estará amanhã nas bancas. 

A publicação puxa para capa uma notícia que dá conta que o atual ministro da Educação terá pedido uma bolsa de estudos para pagar as propinas na Universidade do Texas, onde realizou um estágio em setembro 2001, apesar desta universidade não cobrar propinas a alunos que se encontravam no regime de Tiago Brandão Rodrigues.

Em entrevista à “Sábado”, que publica parte do texto na sua edição online, o ex-orientador da tese de doutoramento do ministro da Educação na Universidade de Coimbra acusa Tiago Brandão Rodrigues de se ter apropriado ilegalmente de cerca de 18 mil euros que lhe foram atribuídos pela Fundação para a Ciência e Tecnologia.

Rui Carvalho terá informado o atual ministro deste erro, que prontamente avançou com a devolução do dinheiro. A revista teve acesso a uma cópia do cheque passado pelo ministro da Educação à FCT, em que salda as contas com a instituição. No entanto, Rui Carvalho faz questão de lembrar que "Tiago Brandão Rodrigues cometeu um crime".

Em reação, o ministério da Educação garante ser falso que o ministro tenha cometido qualquer crime, burla ou irregularidade. “O Ministro da Educação lamenta e repudia profundamente a publicação desta notícia e destas falsidades sem que a revista ‘Sábado’ tenha tido em conta todos os esclarecimentos e documentação disponibilizados, que facilmente comprovam a mentira destas declarações e da notícia”, pode ainda ler-se. Como nota final, o ministério avança que será apresentada “uma queixa-crime contra quem profere e publica as falsidades prontamente desmentidas”.