Portugal vai receber mais 191 refugiados até ao final do mês

Portugal irá receber mais 191 refugiados até ao final do mês de maio.

A informação foi avançada pela ministra da Administração Interna, esta sexta-feira em Bruxelas, onde participou numa reunião com os seus homólogos da União Europeia.

“Portugal já recebeu 230 refugiados, sobretudo eritreus chegados a Itália, esperamos um novo grupo (…) e, até final do mês, devem chegar mais 191 pessoas”, afirmou Constança Urbano de Sousa, citada pela Lusa.

Na terça-feira, chega o primeiro grupo de 26 pessoas e, no dia seguinte, mais 25. Inicialmente a chegada destes refugiados estava prevista para ontem e hoje, mas acabou por ser adiada por questões administrativas.

A ministra da Administração Interna adiantou ainda que espera “mais processos de recolocação oriundos da Grécia”. Algo que deverá acontecer em breve, graças à entrada em vigor de “um novo sistema com a colaboração do Sistema Europeu de Asilo e do Alto Comissariado da ONU para os Refugiados, para acelerar todo o processo de pré-registo e registo de refugiados e envio de processos de recolocação para os Estados-membros” que se disponibilizaram a acolher os refugiados que se encontram na Grécia.