Défice orçamental chega aos 1634 milhões de euros até abril

O défice orçamental subiu para os 1634 milhões de euros até abril de 2016, quase o dobro do que se registou até ao mês de março (824 milhões de euros). Ainda assim,o ministério das Finanças garantem que está na margem de segurança.

Os dados foram divulgados, esta quarta-feira, pelo ministério das Finanças.

O documento refere que a receita acelerou em março, mas não atingiu o objetivo previsto para o ano. “O crescimento ligeiro da despesa de 0,7% foi muito inferior ao previsto no Orçamento do Estado (+5,7%)”, lê-se no comunicado das Finanças. A despesa, por sua vez, continua a crescer abaixo da meta orçamental.

O ministério adianta ainda que o saldo primário registou um excedente de 1,118 milhões, o que representa uma melhoria de 261 milhões de euros em relação ao ano anterior.

A receita fiscal aumentou 3,5%, apesar dos reembolsos fiscais terem sido superiores em 219 milhões de euros. “A receita não fiscal e não contributiva apresentou o comportamento inverso, influenciada pelo desfasamento temporal no pagamento de dividendos do Banco de Portugal”, refere ainda o comunicado.