Robert de Niro em curta-metragem em defesa dos refugiados

Realizada pelo artista plástico JR, “Ellis” é inspirada na atual crise mundial de refugiados. A curta-metragem conta a história de um imigrante que se aventura pelos edifícios decadentes e abandonados do complexo hospitalar de Ellis Island, em Nova Iorque, numa metáfora daquela que é a luta dos que abandonaram os seus países em busca de…

Este imigrante é interpretado por Robert De Niro, que dá também voz à banda sonora, falada, e assinada pela dupla Nils Frahm e Woodkid. “O Robert diz tudo o que há para dizer naqueles 17 minutos. Não estamos a enfrentar uma crise de refugiados. Estamos a enfrentar uma crise porque não abraçamos, não simpatizamos e não deixamos de ter medo. A arte pode encorajar a que o façamos e espero que este projeto ajude a combater o medo que existe dentro de todos nós”, explicou Nils Frahm à revista “Fact”.

No mesmo artigo, o músico explicou como este foi um trabalho de enorme proximidade entre todos os intervenientes – JR, De Niro, Frahm e Woodkid – e também de grande intensidade. “A música quase nos caiu no colo e fundiu-se com as imagens, numa experiência maravilhosa. E desde esse momento que o filme ficou marcado na minha cabeça e no meu coração e mudou a minha alma. Umas semanas mais tarde tive de cancelar uma viagem de trabalho a Bruxelas por causa dos ataques terroristas e acabei por ter um inesperado dia de folga, durante o qual me senti bastante deprimido, a pensar como a Europa que eu conhecia tinha desaparecido. Sentei-me ao piano, ouvi a voz que tínhamos gravado do Robert De Niro e toquei o resto do dia. O resultado foi ‘Winter Morning II’, o lado B desta banda sonora.”

“Ellis” será lançado a 8 de julho e os lucros, do filme e do álbum, revertem a favor da associação Sea Watch.