Português detido por traficar emigrantes

Um português foi detido pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) quando se preparava para transportar cinco cidadãos estrangeiros numa carrinha de matrícula francesa, lê-se no site do Correio da Manhã.

De acordo com o mesmo jornal, o caso ocorreu na Guarda, no final da semana passada, tendo sido divulgado pelo SEF esta terça-feira.

As autoridades explicam que o homem tinha como objetivo levar os cinco cidadãos estrangeiros, que estavam em situação ilegal em Portugal, para França. A investigação do SEF apurou que foi o mesmo homem que transportou o grupo de cidadãos para Portugal, há algumas semanas.

Os estrangeiros queriam fazer contratos de trabalho fictícios em Portugal "para beneficiarem dos mecanismos legais de regularização excecional previstos na legislação nacional que lhes permitiria depois circular livremente no território da União Europeia e permanecer nos países onde efetivamente residem".

Dos cinco, quatro foram detidos por permanência ilegal e presentes a Tribunal, onde foi determinado que vão ficar num em Centro de Instalação Temporário até à conclusão dos correspondentes processos de afastamento. Segundo o Correio da Manhã, o quinto elemento, que já tinha sido detido em Portugal pelos mesmos motivos, aguarda a conclusão do processo de afastamento coercivo instaurado. O cidadão português vai aguardar em liberdade o desenvolvimento do processo.