Goucha defende concorrente do Masterchef Júnior no Facebook

O apresentador Manuel Luís Goucha usou a sua página no Facebook para defender Gonçalo, um concorrente do Masterchef Júnior que tem sido muito criticado nas redes sociais.

No último episódio do programa da TVI, o jovem concorrente de 11 anos enganou um colega, dando-lhe os passos errados de uma receita culinária.

“Sem querer desculpar a atitude do Gonçalo, nem o poderia fazer por ser lastimável, devo recordar que MasterChef é uma competição, não deixa de o ser, nesta versão Junior, um jogo se preferirem, e o Gonçalo é um jogador muito inteligente e competitivo. Já mostrou, e continuará a fazê-lo nas próximas semanas, que gosta de cozinhar e que tem muitos conhecimentos culinários”, escreveu o apresentador.

“Que a sua participação no MasterChef Junior sirva para que ele perceba que em equipa todos somos um e que nos desafios individuais a vitória é mais saborosa se conquistada com lisura e respeitando o adversário. O Gonçalo é um jovem com tudo ainda para aprender, os pais terão o papel mais importante na formatação do seu carácter, mas não duvidem que estamos perante alguém que, a perceber a essência da Vida (episódios como o de ontem podem ajudar), poderá vir a ter um futuro brilhante. Não me parece é que massacrar o concorrente da forma como está sendo nas redes sociais, seja o mais indicado. Não será isso também "bulling"?”, acrescentou.

Também o chef Miguel Rocha Vieira reagiu à polémica: "Um país que tanto se preocupa com questões de bullying deveria começar a ponderar nas palavras de ataque que utiliza nas redes sociais sobretudo quando os principais lesados não têm como se defender, tratando-se, pois, de menores de idade".