Estrias, rugas e peito descaído por causa do tabaco? Sim! E há mais

Fumar traz muitos problemas de saúde tanto para os fumadores como para quem os rodeia. 

Mas o tabaco afeta ainda, e muito, a imagem de quem fuma.

Quem o sublinha é a médica especialista em Medicina Tradicional Chinesa, Wenqian Chen, que destaca ainda algumas razões para abandonar o vício:

1 – As rugas

A pele é um dos órgãos mais afetados pelo tabaco. A principal razão é o facto de o arsénico existente nos cigarros secar a pele e fazer com que a produção de colagénio diminua. É por isto que os fumadores envelhecem precocemente.

2 – As estrias

O tabaco faz com que a pele perca elasticidade e isto faz com que perca a capacidade de se regenerar, principalmente, depois de grandes alterações de peso.

3 – Dentes manchados e amarelos

É uma das consequências do tabaco. Aliás, a nicotina e outros químicos que o tabaco tem são das maiores ameaças à saúde oral, agravando patologias, como doenças nas gengivas. Se quer um sorriso bonito, vai mesmo ter de deixar de fumar.

4 – Peito descaído

Se já ficou assustado com as rugas e com as estrias, percebe que o que está em causa é a elasticidade da pele e que há outras consequências. Com a falta de elasticidade, o peito acaba por descair, por exemplo, porque se torna mais difícil suportar o peso.

5 – Unhas amarelas

A lógica é a mesma dos dentes. Os dedos e as unhas acabam por estar também dentro da lista das maiores vítimas do tabaco.