NBA. Warriors e Cavs à procura do título de campeão

Primeiro jogo da final, que opõe Steph Curry dos Golden State, e LeBron James dos Cleveland Cavaliers, disputa-se esta madrugada.

“At the end there will be only one”. E no final só poderá ganhar um. Esta frase adaptada da série “Os Imortais” aplica-se que nem uma luva ao confronto entre LeBron James e Steph Curry, na final da NBA, que vai começar na próxima madrugada em Oakland, Califórnia.

De um lado, os Golden State Warriors, campeões em título e a melhor equipa da época regular com um recorde histórico de 73 vitórias. Do outro, os Cleveland Cavaliers, campeões da Conferência Este e a terceira melhor equipa da época regular. 

É o reencontro depois da final do ano passado, ganha pelos Warriors por 4-2. Este ano, no entanto, os Cavs estão em melhores condições para se vingarem da derrota da última época.

Além de um Le Bron James em grande forma, a equipa de Ohio poderá contar com as outras duas estrelas Kyrie Irving e Kevin Love, que falharam os jogos da final do ano passado por lesão. 

“Estamos melhores para começar as finais do que no ano passado”, afirmou LeBron James na antevisão do primeiro jogo da final, a sexta consecutiva. “Como o treinador [Tyronn] Lue disse, estamos ansiosos pelo desafio contra uma equipa inacreditável”, acrescentou o melhor jogador da atualidade, para muitos fans da NBA.

“Eu não diria vingança. Penso apenas que as duas equipas estão felizes por terem chegado às finais mas penso que temos uma equipa diferente da do ano passado”, reforçou o treinador dos Cavs.

Do lado dos Warriors, e depois da difícil vitória no sétimo e decisivo jogo da final de Conferência contra os Oklahoma City Thunder, não falta confiança para revalidar o título. “Eles jogam bem, têm-no feito desde o início dos playoff, mas nós estamos prontos e a prioridade é começar bem”, resumiu o treinador Steve Kerr.

“Foi duro chegar até aqui. Temos de agradecer esta conquista e esperamos conquistar mais quatro vitórias”, afirmou, por seu lado, Steph Curry.“Estamos preparados”, garantiu na conferência de imprensa de antevisão da final.

O MVP da época regular garante que o que o move não é bater os recordes de LeBron James e ser a principal estrela da NBA. “Não é para isso que jogo. Não jogo para ocupar o trono de LeBron. Vocês sabem que o que procuro é ganhar anéis [de campeão]”, afirmou Curry.

Se vencer esta final, Steph Curry iguala LeBron em títulos da NBA, mas ainda ficará muito longe dos registos individuais já alcançados por “King” James. Na sua 13ª época, LeBron já é o quarto jogador da história com mais pontos nos playoff da NBA, o terceiro em assistências e o quinto em roubos de bola.

O primeiro jogo da final poderá se visto em direto na Sport TV 2, a partir das duas da manhã.