“O socialismo democrático não existe em Portugal”, diz Pacheco Pereira

O social-democrata foi aplaudido várias vezes no congresso PS

Pacheco Pereira defende que o governo do PS com o apoio dos partidos à sua esquerda terá "dificuldade em vingar", porque a política europeia não é compatível com o chamado socialismo democrático.

"A entidade chamada socialismo democrático não existe, neste momento, em Portugal", disse, num debate, que abriu os trabalhos do segundo dia do congresso do PS, com Pedro Silva Pereira e Ana Drago.

Pacheco Pereira, que foi dos três oradores o mais aplaudido pelos congressistas, lembrou que o PS assinou e está comprometido com o Tratado Orçamental e "sem acabar com o Tratado Orçamental a política da Europa é oficialmente neoliberal. É por isso que qualquer experiência como a actual terá dificuldades em vingar".

O social-democrata acredita que a “gerigonça é mais sólida do que parece”, mas as regras europeias foram feitas para travar o socialismo democrático ou a social-democracia.

Pedro Silva Pereira, deputado no Parlamento Europeu, discordou da ideia de que “não existe socialismo em Portugal” e garantiu que o PS tem uma “agenda de esquerda” com o combate às desigualdades no topo das prioridades.