Economia

Exportações: Preço do vinho subiu nos últimos anos

As exportações de vinho português caíram nos últimos três anos. 

Mas, apesar desta queda, a verdade é que Portugal está a encaixar mais com as vendas, principalmente, graças ao aumento do preço por litro.

De acordo com os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), o preço por litro estava nos 2,09 euros em 2012. Em 2015, era de 2,63 euros.

"Nos últimos três anos a evolução do valor das exportações de vinhos refletiu o acréscimo do valor unitário, já que as quantidades exportadas (litros) diminuíram. Com efeito, enquanto o valor exportado aumentou continuadamente desde 2010, os litros de Vinhos vendidos para os mercados externos registaram reduções a partir de 2013, após um período de aumento entre 2010 e 2012", pode ler-se na nota divulgada pelo INE.

Segundo os dados do instituto, nos primeiros três meses deste ano houve perdas no número de litros vendidos. Em relação ao mesmo período de 2015, houve uma evidente redução do número de litros que foi exportado (-13,2%).

De acordo com a nota mensal de junho sobre o comércio internacional de mercadorias, é ainda possível verificar que o Vinho do Porto continua a ser o produto mais exportado e França continua a ser o principal cliente dos produtores portugueses.