Não sabe o que fazer antes das férias de agosto? Aqui ficam oito sugestões

Respire, caro leitor. Agora que a pior noite do ano passou – desculpem-nos os entusiastas da barafunda do Santo António – e já pode viver os Santos Populares sem ser atropelado, o horizonte ganha nova cor. E antes que chegue o verão e as férias de tudo o que são estruturas culturais, antes de rumar…

Seleção nacional

Campeonato europeu de futebol: até dia 10 de julho

A nossa querida seleção promove encontros inusitados. Amigos que não se falam durante o campeonato português são agora os melhores companheiros. As opção são várias, não precisa de ir para os ecrãs gigantes espalhados pela cidade. Há esplanadas com menos ruído. E pode sempre comprar minis e petiscos e ceder a sua casa. O que importa é apoiar.

“Matéria-Prima: um olhar sobre o arquivo de Álvaro Siza”

16 de junho a 18 de setembro, serralves

Comissariada por André Tavares, esta exposição é uma viagem de intimidade. É aqui que se vão poder observar estudos, rascunhos, maquetas, atas de reuniões para algumas das suas grandes obras. Quase como se Siza Vieira nos abrisse a porta de casa. Só mesmo no verão é que isto podia acontecer.

Festival de Teatro de Almada

4 a 18 de julho em vários locais de Almada e Lisboa

O maior dos festivais teatrais do país vai para a sua 33ª edição. Julho torna-se por isso mês de consumir tudo quanto se possa que em agosto não há cá teatro para ninguém, estes profissionais também merecem descanso. Thomas Ostermeier, Falk Richter e Joël Pommerat são os três principais encenadores em destaque.

Feira Internacional de Artesanato 2016

25 de junho a 3 de julho na fil

É a 29ª edição da FIA, algo a que ninguém gosta de falhar. Se não é pela decoração, se não vai em busca de bustos ou figuras feitas à mão que tão bem ficariam por cima da lareira, vá pelo resto: há sempre uma roupinha colorida para usar em tempo fresco ou uns chinelos novos que os outros estão sempre a dar problemas. Mais: é aqui que decorre o 3º festival de Carnes Portuguesas Certificadas e o 2ª Mercado da Cerveja Artesanal. Ou seja: isto é muito mais que artesanato.

Open Air 2016

Hoje, das 14h às 02h, no park

A parceria não é nova, mas se tem vindo a dar frutos porque não a renovar? O Park e a Underdogs voltam a casar para este Open Air 2016, música e arte a céu aberto. Mariana, a miserável, Lord Mantrast e os Halfstudio são os artistas escolhidos pela galeria para esta tarde de live paiting, a mesma que desagua numa noite de DJ sets. Atenção que isto não acontece todos os dias.

Moodymann

Brunch Electronik, todos os domingos, de 19 de junho a 18 de setembro na tapada da ajuda

O ano passado chegou-nos o Piknic, este ano mudamos para Brunch Electronik. Bom, até somos gente de ligar aos nomes mas desta vez vamos perdoar a indecência, sobretudo porque, neste caso, o brunch não antecipa o horário. Os bilhetes diários são de 10€ até às 16h do próprio dia, sempre na Tapada da Ajuda. E se há domingo que não vai poder falhar é o primeiro. A lenda Moodymann vai passar por aqui. Cuidado que segunda-feira, por norma, é dia de trabalho. 

Rota dos hambúrgueres Hellmann’s

até 31 de julho nos 58 restaurantes aderentes em lisboa e no porto

Falar de hambúrgueres tornou-se complexo. E ainda bem, que assim fala-se menos e come-se mais. Escolhemos esta fotografia para o provocar, claro que o mundo já está farto do assunto, das três mil hamburguerias por freguesia, do molho especial da casa. Agora admita lá que, apesar disso tudo, não continuar a adorar devorá-los, de vez a vez. A única coisa que é preciso é que goste de maionese, porque esse é o ingrediente comum em todos os espaços da Rota. E que seja Hellmann’s, claro. 

Abrakadabra – Festival de Magia

17 a 19 de junho no Palácio de congressos do algarve, albufeira

Bem sabemos o quão caótico se torna o Algarve em agosto – e sim, em junho e julho já é o que é. Se é dos que vai mais cedo, porque a Rua da Oura, apesar de tudo, em junho, ainda permite passear, nada como um pulo ao Abrakadabra – Festival de Magia. Um número de magia feito por um familiar até pode já ser tradição mas não é igual ver um profissional fazer desaparecer uma pessoa. É que o público, ao contrário de todo a família, não sabe o truque. David Sousa, Daniel Guedes e, claro, o eterno Luís de Matos – que vem apresentar “A Magia de Luís de Matos” – são os mágicos de serviço.