GNR identifica mais de 43 mil idosos a viver sozinhos ou isolados

Número de idosos sinalizados quase triplicou desde 2011

O número de idosos a viver sozinhos, isolados ou em situação de vulnerabilidade quase triplicou desde 2011. Os dados são avançados pela Guarda Nacional Republicana (GNR), a partir da operação “Censos Sénior”, adianta a Lusa.

Enquanto que em 2011 foram sinalizados 15.596 idosos, este ano foram identificados 43.322 idosos pela GNR, sendo que a maioria (28.691) são mulheres.

“Não quer dizer que haja mais idosos [a viver sozinhos e isolados], simplesmente é feita uma melhor referenciação das situações”, afirmou o capitão Ricardo Silva, do Comando Geral da GNR. 

Destes mais de 43 mil idosos, 26 mil vivem sozinhos – mais 2.004 relativamente ao ano passado -, 4.626 vivem isolados enquanto que 3.085 vivem sozinhos e isolados – números que diminuiram desde 2015. Há ainda 9.611 idosos que estão em “situação de vulnerabilidade fruto de limitações físicas e/ou psicológicas”.

Os idosos encaminhados para as entidades competentes triplicaram entre 2015 e 2016: este ano, 864 séniores foram encaminhados para instituições de solidariedade social, enquanto que no ano passado foram 315. Segundo Ricardo Silva, alguns destes idosos tinham “carências alimentares”.

A GNR realizou ainda ações de sensibilização de modo a que os idosos adotem “comportamentos de segurança que permitam reduzir o risco de se tornarem vítimas de crimes”.

Este ano, foram identificadas, pela primeira vez, pessoas portadoras de deficiência. Das 600 sinalizadas, 166 vivem sozinhas e 38 encontram-se em locais isolados – as restantes não se enquadram nestas situações.

A operação “Censos Sénior”, que é realizada anualmente, envolveu cerca de 300 militares e decorreu durante todo o mês de abril. A GNR garante que irá continuar a acompanhar tanto os idosos como as pessoas portadoras de deficiência durante o resto do ano, através de visitas regulares às suas casas.