70 moedas portuguesas raras vão a leilão

Coleção conta com 70 moedas no valor total de 52 mil euros.

Os colecionadores de numismática e artigos de colecionismo têm até ao dia 19 de junho a possibilidade de adquirirem algumas das mais raras moedas portuguesas de coleção. O leilão vai ser feito online através da plataforma da Catawiki. Ao todo a coleção conta com 70 moedas no valor total de 52 mil euros.

Uma das moedas mais valiosas é a moeda de ouro Cruzado de Calvário D. João III (1521-1557), valorizada em 1600 euros. Esta moeda renascentista foi cunhada na época dos Descobrimentos, também conhecida como era das Grandes Explorações, em meados do século XVI.  Recorde-se que o objetivo dos cunhadores dos tempos áureos portugueses era competir com as emissões contemporâneas de origem italiana. Este desenho é inspirado no escudo de Ferrara, colocado em circulação durante o reinado de Afonso I d'Este.

Outra em destaque é a moeda de ouro de 500 Reis do reinado de D. Sebastião I (1560-1578) que está valorizada em 1170 euros e é também uma das mais valiosas peças desta coleção. Esta moeda, cunhada em Lisboa no século XVI, encontra-se em ótimo estado de conservação, com as inscrições “SEBASTIANUS:I:REX:PORTUG” e “IN HOC SIGNO VINCES” ainda perfeitamente legíveis. 

Já com um valor de leilão mais acessível, a moeda "Quartinho" de ouro de 1000 Reis, do reinado de D. Maria I, e cunhada em 1789, é outra das peças em destaque na Catawiki. Com um valor máximo de 650 euros, esta moeda rara de 2,22 gm encontra-se em pleno estado de conservação, assim como a moeda de 800 Reis de D. Maria I e D. Pedro III, de 1780 e valoriza em 520 euros.