Dois médicos e uma farmacêutica detidos por burla

PJ deteve dois médicos e uma farmacêutica da zona Centro. Falsificavam receitas para ficar com o dinheiro das comparticipações

A Polícia Judiciária, através da Unidade Nacional de Combate à Corrupção (UNCC), deteve dois médicos de 45 e 57 anos de idade e uma farmacêutica de 36 anos, na zona Centro. Terão lesado o SNS num valor próximo de um milhão de euros. O esquema não é inédito mas tornou a ser apanhado: passavam receitas médicas fictícias para, ao simular a dispensa de medicamentos numa farmácia da zona de Tomar, ficarem com o valor da comparticipação pago pelo Estado.

A PJ salienta, em comunicado, que estão em causa crimes de falsificação de documento agravada e burla qualificada.

No decurso da operação foram realizadas dez buscas, entre domiciliárias e não domiciliárias, tendo sido apreendido diverso material relacionado com a prática da atividade criminosa em investigação. 

Os detidos serão presentes às Autoridades Judiciárias, a fim de serem submetidos a primeiro interrogatório judicial. A investigação prossegue no sentido de determinar todas as condutas criminosas e o seu alcance, bem como o prejuízo total causado ao Estado Português através de comparticipações obtidas fraudulentamente do SNS. 

A investigação contou com a colaboração do Ministério da Saúde. Os autos correm termos no DIAP de Tomar.