Caixa. Vital Moreira apoia inquérito parlamentar

Constitucionalista critica Ferreira Leite e Bagão Félix. “Deviam ser os primeiros a apoiar a ideia, até como prova de que não têm nada a temer”

Caixa. Vital Moreira apoia inquérito parlamentar

O ex-eurodeputado do PS Vital Moreira apoia a criação de uma comissão parlamentar de inquérito à Caixa Geral de Depósitos.

O constitucionalista diz que não consegue perceber “a oposição ao inquérito parlamentar à gestão política e empresarial da Caixa Geral de Depósitos que levou à problemática situação atual do banco público”.

A criação de uma comissão de inquérito foi duramente criticada pelo PS, mas também por algumas figuras mais à direita como Manuela Ferreira Leite e Bagão Félix. Os críticos da decisão do PSD de impor um inquérito parlamentar argumentam que a iniciativa vai prejudicar a Caixa.

Vital Moreira defende que “invocar a instabilidade que o inquérito criaria à instituição é pôr as coisas de pernas para o ar. O que causa nervosismo público e instabilidade na instituição é não se perceber como é que se chegou aqui e quem foram os responsáveis”.

A posição dos ex-ministros das Finanças Bagão Félix e Ferreira Leite causou “perplexidade” ao constitucionalista. “Não é evidente que deviam ser os primeiros a apoiar a ideia, até como prova de que não têm nada a temer!?”