Primeiras praias a ter sistema de informação para daltónicos estão em Torres Vedras

Sã 12 e foram “inauguradas” este sábado

As primeiras 12 praias do mundo a ter um sistema de informação para banhistas daltónicos estão em Torres Vedras.

O sistema internacional de de identificação de cores "ColorAdd" foi oficialmente inaugurado este sábado numa cerimónia que contou com a presença da secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade, Catarina Marcelino, no arranque da época balnear.

O areal das praias Azul, Santa Cruz Centro, Física, Formosa, Mirante, Navio, Pisão, Santa Helena, Santa Rita-Norte, Santa Rita-Sul, Foz do Sizandro e Porto Novo, têm agora mais uma bandeira hasteada, na qual se inscreve um símbolo identificativo da respetiva cor.

"Nas praias temos as bandeiras, de várias cores, e ter uma bandeira que ajuda as pessoas daltónicas a poderem saber as condições do mar pode parecer um projeto pequeno, mas é um ato extraordinário de integração", defendeu Catarina Marcelino em declarações à agência Lusa.

A secretária de Estado lembrou que a dificuldade de não conseguir identificar as cores "é uma perturbação muito grande no dia-a-dia de qualquer pessoa e leva à exclusão social de pessoas, ao ‘bullying’ nas escolas e ao insucesso escolar e social".

A ideia foi concebida pelo designer Miguel Neiva já em 2000, mas só em 2008 veio a concluir o projeto de investigação dedicado a este código de identificação de cores para daltónicos, disseminado por 60 países.