NBA. Cavs vencem Warriors por 93-89 e sagram-se campeões pela primeira vez na história

“King” James faz triplo-duplo no último jogo da final em casa dos Warriors. (com FOTOGALERIA)

"Long live the King". LeBron James cumpriu a promessa quando regressou a Cleveland e deu finalmente um título de campeão à equipa de Ohio. 

Esta madrugada "King" James fez um triplo-duplo no jogo 7 da final em casa dos Golden State Warriors, numa partida em que os Cavs venceram por 93-89, tornando-se a primeira equipa da história a ganhar a final depois de estar a perder por 1-3.

James, que foi eleito o MVP da final, marcou 27 pontos e fez 11 assistências, 11 ressaltos, dois roubos de bola e três desarmes de lançamento. Foi o sétimo triplo-duplo nas finais da NBA, ficando a um do mítico Magic Johnson, e o terceiro na história da competição num jogo 7.

"King" James juntou-se ainda à restrita lista de três jogadores da NBA com três campeonatos e com quatro títulos de MVP, onde figuravam os lendários Michael Jordan, Bill Russel e Kareem Abdul-Jabbar. 

No melhor e mais renhido jogo de toda a final, Kyrie Irving esteve também em destaque ao marcar 26 pontos, entre os quais um triplo decisivo já no último minuto do encontro.

Nos Warriors, Draymond Green foi a grande figura da equipa ao converter 32 pontos, 15 ressaltos e nove assistências.

Steph Curry voltou a ficar abaixo das expectativas ao marcar "apenas" 17 pontos, cinco ressaltos e duas assistências não conseguindo assim renovar o titulo de campeão, depois de ter sido fundamental no recorde de 73 vitórias na época regular.

Klay Thompson, que no final do encontro recolheu aos balneários sem cumprimentar os novos campeões, ficou-se pelos 14 pontos, com apenas dois triplos convertidos em dez tentativas.

No final do jogo, foi um LeBron James visivelmente emocionado que falou à jornalista da ESPN. “Regressei para isto. Quando voltei, há dois anos, disse que traria um campeonato para a cidade. Dei tudo o que tinha, dei o meu coração, o meu sangue, o meu suor por esta equipa. Contra todas as probabilidades, conseguimos. Cleveland, isto é para ti!”.