O Europeu de Adrien visto do banco

Médio do Sporting ainda não jogou nenhum minuto neste Europeu mas mostrou esta segunda-feira compreensão pelas decisões do selecionador Fernando Santos.

"Não estou aqui só para fazer comparência. Estou aqui também para dar um contributo. Cada jogador que está aqui tem essa ambição. Está cá alguém para tomar decisões para o melhor da seleção e é preciso saber aceitar as decisões do líder", afirmou Adrien Silva.

Em conferência de imprensa, minutos antes de mais um treino de Portugal no Centro Nacional de Râguebi, em Marcoussis, o médio de 27 anos admitiu que esperava ter sido utlizados nos jogos com Islândia (1-1) e Áustria (0-0), mas prometeu "não baixar os braços".

"Toda gente aqui merece um lugar. Somos 23 e não se pode agradar a toda gente. Não irei baixar os braços até conseguir", frisou o jogador do Sporting.

Adrien, que tem apenas nove internacionalizações pela seleção principal, explicou que quando se está de fora, o sofrimento acaba por ser maior.

"Quando não se está dentro de campo, vivemos o jogo de uma forma mais intensa e sofremos um bocado mais. É pior. É inesperado a nível pessoal, porque qualquer jogador quer jogar e participar", disse.

O médio saiu ainda em defesa de Cristiano Ronaldo, que tem sido alvo de algumas críticas na imprensa desportiva, destacando o "profissionalismo e a ambição" do capitão da seleção portuguesa.

"O Ronaldo está mais que habituado às críticas. Todos estamos preparados para lidar com as críticas. Ele quer fazer as coisas bem. Não sinto que tenha ansiedade para resolver o quer que seja. Ele, mais do que ninguém, está habituado a isso", referiu.

Portugal está a preparar o encontro com a Hungria, da terceira e última jornada do Grupo F, que está agendado para quarta-feira, em Lyon, às 18:00 (17:00 horas de Lisboa).

Em caso de triunfo face aos húngaros, a seleção das 'quinas' garante um lugar nos oitavos de final e será primeira se a Islândia não vencer a Áustria, ou se, nesse caso, acabar com melhor diferença de golos do que os nórdicos, para já em vantagem, face ao total de golos marcados (2-2 contra 1-1).

O empate também poderá valer a qualificação direta, no segundo lugar, se Islândia e Áustria também empatarem e Portugal marcar, pelo menos, mais um tento do que os islandeses. Em caso de derrota, 'adeus' França e Euro2016.

O terceiro posto também poderá valer um lugar nos 'oitavos', ficando dependente dos resultados dos outros agrupamentos, já que, além dos dois primeiros dos seis grupos, qualificam-se ainda os quatro melhores terceiros.