Este ano o solstício de Verão chega com a Lua de Morango

Hoje é o dia mais comprido do ano. Mas este ano com uma novidade. 

Todos os anos, entre os dias 20 e 22 de junho, tem lugar aquele que é o maior dia do ano no hemisfério norte. São cerca de 17 horas de luz que marcam o início do solstício de Verão. É precisamente nesta data que os dias começam a ser mais curtos e as noites mais longas. No entanto, este ano há uma novidade à qual, muito provavelmente, só se consegue assistir uma vez na vida, tal como relembra o The Independent.

Mas afinal o que muda em 2016? Este ano, o solstício de verão coincide com outro evento denominado ‘strawberry moon’ ou em português, a ‘lua de morango’. Confuso? Nós explicamos: o solstício de verão é um dos quatro momentos que todos os anos marcam a entrada nas quatro estações. Dois solstícios para o Inverno e Verão, e dois equinócios que assinalam a entrada na Primavera e no Outono. Várias culturas dão uma maior importância a este solstício por estar associado a um período de maior fertilidade e renovação.

A ‘lua de morango’ foi uma alcunha dada à lua cheia de junho por várias tribos da América do Norte, uma vez que assinala o início da colheita deste fruto. A coincidência de data entre os dois eventos acontece apenas de 70 em 70 anos, tornando este fenómeno algo único.

A superstição faz com que muitos considerem este um dia especial. No Reino Unido, por exemplo, milhares de pessoas concentram-se junto ao Stonehenge, um monumento cujas pedras estão alinhadas tendo em conta o nascer do sol da data dos solstícios de verão e inverno. Tal como relata o Daily Mail, o sol nasce perfeitamente alinhado com a pedra principal. Este ano são esperadas 25 mil pessoas para celebrar a data.

O verão inicia-se hoje às 22h34 e prolonga-se até às 14h21 do dia 22 de setembro.