Duarte Marques nomeado para cargo de destaque

Nos próximos meses, Duarte Marques terá de preparar um documento que, entre outras coisas, deve analisar as diferentes reações dos vários países europeus aos desafios das migrações.

Duarte Marques nomeado para cargo de destaque

Duarte Marques foi nomeado relator do Conselho da Europa para definir uma resposta humanitária e política para a crise dos refugiados. A indicação do nome do deputado do PSD já tinha sido feita numa reunião em Paris há duas semanas, mas só agora foi confirmada oficialmente a nomeação.

Membro da Comissão das Migrações, Refugiados e Pessoas Deslocadas, Duarte Marques tem agora a missão de preparar um relatório com propostas para uma das mais sérias crises que a Europa atravessa atualmente.

Nos próximos meses, Duarte Marques terá de preparar um documento que, entre outras coisas, deve analisar as diferentes reações dos vários países europeus aos desafios das migrações e apontar soluções para uma melhor integração e de combate à xenofobia.

Pretende-se que o documento esteja pronto a 19 de setembro, a tempo de poder ser apresentado na Assembleia Geral das Nações Unidas, que nesse dia irá debater o tema das migrações forçadas.

Em comunicado, o deputado descreve esta nomeação como "uma honra, uma grande responsabilidade, mas também um grande desafio", admitindo ter "expectativas altíssimas" sobre o trabalho que tem agora em mãos.

Neste ponto, Duarte Marques não encontra motivos para apontar o dedo ao Governo, considerando que "Portugal tem sido exemplar nesta matéria, em contraste com muitos outros Estados Membros cujo empenho é duvidoso".