Modigliani vendido por 45 milhões… mas Picasso será sempre Picasso

A obra mostra o modelo sentado e com um lenço encarnado ao pescoço.

Um quadro do italiano Amedeo Modigliani (1884-1920), pintado em 1919, poucos meses antes da morte do artista, foi esta tarde vendido em Londres por cerca de 45 milhões de euros. A obra representa Jeanne Hébuterne, a amante, modelo e musa de Modigliani, que viria a suicidar-se pouco depois de a tuberculose ter ceifado a vida do pintor.

A obra mostra o modelo sentado e com um lenço encarnado ao pescoço. Tal como na maioria dos retratos de Modigliani (que privou com o português Amadeo de Souza-Cardoso em Paris), o rosto surge representado com uma forma oval alongada, revelando uma forte influência da escultura africana. Mas esta pintura tem uma particularidade: apresenta os olhos pintados de um azul muito claro, e não vazados, como é habitual na obra do pintor. Vai marcar presença na retrospetiva que a Tate Modern dedicará a Modigliani em novembro de 2017.

A peça mais cara deste leilão foi, porém, uma pintura de Picasso. “Mulher Sentada” representa Fernande Olivier, amante do pintor espanhol, e é considerado um expoente do cubismo analítico. Foi realizada durante um retiro de Picasso em Horta de Ebro, na região da Catalunha, durante o verão de 1909. Foi arrematada por 50 milhões de euros, arrancando um aplauso à assistência.