Ticha Penicheiro eleita uma das 20 melhores e mais influentes jogadoras

Basquetebolista portuguesa terminou a carreira em 2012

A basquetebolista portuguesa, Ticha Penicheiro, já não joga profisisonalmente na liga norte-americana feminina de basquetebol (WNBA) desde 2012. Mesmo assim, Penincheiro não deixa de surpreender: foi eleita uma das 20 melhores e mais infiuentes jogadores dos primeiros anos da WNBA.

Jogou nas Sacramento Monarchs de 1998 a 2009 e depois nas Los Angeles Sparks mais uma época (2010-11) e nas Chicago Sky (2012). Foi campeã em 2005 pela primeira equipa onde jogou, e continua a ser a jogadora com mais assistências na história da competição (com 2.599 passes decisivos) e a segunda com mais roubos de bola (com 764). Participou, por quatro vezes, no Jogo das Estrelas da WNBA e esteve presente, por duas vezes, na  equipa do ano.

"Dizer que me sinto honrada e abençoada é pouco. Fazer parte deste fantástico grupo de mulheres – uma rapariga de Portugal, que cresceu nesta pequena cidade onde o basquetebol feminino quase não exisita – WOW! Os sonhos concretizam-se!", disse Penincheiro na sua página oficial de Facebook.