Pinto da Costa apresenta queixa contra Luís Franco-Bastos

Em causa está a imitação que o humorista fez do presidente do FC Porto no programa ‘A Culpa é do Ronaldo’

Pinto da Costa apresenta queixa contra Luís Franco-Bastos

O presidente do FC Porto fez queixa à Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) contra o humorista Luís Franco-Bastos.

A informação foi avançada num comunicado publicado ontem no site do clube. Em causa está a imitação que o comediante fez de Jorge Nuno Pinto da Costa no programa 'A Culpa é do Ronaldo' da RTP1, emitido esta terça-feira.

“A Direção do FC Porto repudia veementemente o teor da performance divulgada no programa ['A Culpa é do Ronaldo'] – em que se vê a fotografia do seu Presidente no rodapé e se imita, numa voz um pouco distorcida e cansada, a voz deste – na qual se pretende tornar pública aquela que poderia ser a sua pretensa reação face aos interesses da Seleção Nacional e o prestígio que daqui advém para o país, o clube e os atletas.”, lê-se no comunicado.

O FC Porto chega mesmo a considerar a imitação de Franco-Bastos como “telelixo”. “A coberto de uma imitação, o Presidente do FC Porto é colocado na pele de quem é capaz de proferir afirmações indignas e mesmo de natureza criminal – que não se coadunam com a sua imagem pessoal, trato social e relação familiar – configurando esta performance um conteúdo típico do comumente chamado telelixo”.

No programa em causa, o humorista liga para o programa a imitar a voz do presidente do clube e refere-se à mulher de Pinto da Costa como “uma adolescente de 15 ou 16 anos” que nem “a quarta classe tem”. Relativamente ao Euro2016, afirma que não quer saber “desse pseudo-país de mouros que é Portugal”.

Luís Franco-Bastos é conhecido por fazer imitações de vozes de várias pessoas conhecidas do grande público, entre as quais figuras do mundo do futebol como Cristiano Ronaldo, Paulo Bento ou Scolari.