Portugal e Inglaterra “amigos para sempre”

Marcelo e Costa são contra o Brexit. Mas respeitam o voto.

Esta semana, enquanto ao seu lado o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, fazia um apelo lancinante aos britânicos para não embarcarem no Brexit, António Costa, ao seu lado, fez um discurso menos tremendista. Portugueses e ingleses, disse o primeiro-ministro “têm a mais antiga relação diplomática do mundo” e aconteça o que acontecer essa relação “existirá sempre”.

Não haja qualquer dúvida que o primeiro-ministro não quer o Brexit. “Queremos que o Reino Unido fique entre nós. Queremos uma União Europeia com o Reino Unido”, disse, mas deixando claro que cabe a Portugal “respeitar a decisão soberana” do povo britânico. Mesmo que se confirme a saída da Grã-Bretanha da União Europeia, “a Europa e o Reino Unido terão de estar sempre juntos, qualquer que seja a forma”.

Se existir Brexit, segundo Costa, não é o fim do mundo. “A Europa saberá encontrar novas formas de continuarmos a viver e a desenvolvermo-nos em conjunto”.

O Presidente da República que, na terça-feira tinha afirmado o seu “otimismo moderado” relativamente ao resultado do referendo – Marcelo acredita “moderadamente” que o Brexit não triunfará – foi ontem mais afirmativo sobre o seu desejo de que o Reino Unido permaneça na União Europeia. “É óbvio que para a Europa é fundamental que o Reino Unido continue”, afirmou o Presidente para quem o resultado do referendo “não é indiferente, não é secundário, em termos económicos, em termos financeiros, em termos políticos”.

“Para quem é europeísta e acredita na Europa, é muito importante que a Europa não sofra uma mutilação, uma partida de qualquer dos seus membros, e neste caso concreto do Reino Unido”, disse o Presidente da República. É claro que nenhum a decisão dos britânicos será “soberana”, disse o titular do órgão de soberania Presidente da República.