Já se apercebeu das alterações nos pagamentos por multibanco?

Desde o início do mês que os terminais de pagamento automático passaram a permitir ao cliente escolher a rede que quer usar para pagar. SIBS afasta qualquer tipo de custos

Marcar verde, código, verde já pertence ao passado. A maioria dos terminais de pagamento em Portugal já passaram a dar a escolher a marca com que faz o pagamento. Essa escolha recai no cliente e este, antes de marcar o código, tem de selecionar entre Visa/Mastercard e Multibanco. A alteração deriva de um regulamento europeu que entrou em vigor a 9 de junho, mas de acordo com a SIBS, empresa que gere a rede Multibanco, “não tem implicações para o cliente”. 

De acordo com o novo regulamento, sempre que um cartão de pagamento disponibiliza várias marcas de pagamento, como acontece com uma parte significativa dos cartões emitidos em Portugal (os quais integram simultaneamente a marca Multibanco e uma outra marca internacional), “o seu titular passa a ter a possibilidade de escolher, no próprio terminal, a marca que pretende utilizar para efetuar aquele pagamento específico”, esclarece a dona do Multibanco. 

Isto significa que o pagamento a crédito só será efetuado caso o cliente utilize um cartão com esta modalidade para efetuar a operação. Mas caso o cartão seja apenas de débito, a operação será sempre efetuada nesta modalidade, estando o consumidor apenas a escolher fazer a compra através da marca Multibanco ou de outra marca internacional, Visa MasterCard ou American Express, por exemplo.

Saiba mais no site do jornal i