Brexit: já há pedidos de referendos em França e Holanda

Marine le Pen vê Brexit como legitimação para pedir referendo na França. Na Holanda acontece o mesmo.

A líder da Frente Nacional de França, Marine Le Pen, apresentou-se hoje feliz com o resultado do referendo no Reino Unido. 

"Vitória da liberdade! Como eu pedi por muitos anos, devemos realizar um referendo igual em França e nos outros países da União Europeia", escreveu Le Pen na sua conta oficial do Twitter.

"O Reino Unido iniciou um movimento que não vai parar", disse a líder da Frente Nacional aos jornalistas. Discurso esse em que se mostrou convencida de que "começou o movimento para da União Europeia" como a conhecemos neste momento, disse ainda Le Pen.

O vice-presidente da Frente Nacional, Florian Philippot, concorda com Le Pen. Para Philippot, o referendo em França deve acontecer "o mais rapidamente possível". "A liberdade dos povos acaba sempre por ganhar", acrescentou.

Também na Holanda começam a ouvir-se vozes a favor de um referendo, que até já tem nome: "Nexit".

O líder de extrema-direita, o deputado Geert Wilders, também exigiu que os holandeses decidam o futuro do país. "O povo holandês merece um referendo. Por isso, o Partido da Liberdade exige um plebiscito sobre a saída da Holanda da União Europeia", avançou Wilders.

"Queremos estar a cargo do nosso país, queremos o nosso próprio dinheiro, as nossas fronteiras e a nossa política de imigração. Se eu fosse primeiro-ministro, teríamos um referendo na Holanda sobre a saída da União Europeia. Que o povo holandês decida", protestou.

Finlândia, Dinamarca e Hungria podem seguir o mesmo caminho e pedir também um referendo.