“Voto dos britânicos põe a Europa à prova”, diz François Hollande

 “A Europa não pode continuar a atuar como antes”, disse o presidente francês

“Voto dos britânicos põe a Europa à prova”, diz François Hollande

O presidente francês já reagiu à saída do Reino Unido da União Europeia, referindo que lamenta a escolha dos britânicos.

“O voto dos britânicos põe a Europa à prova e cabe à Europa dar as respostas necessárias para medir os riscos económicos e financeiros. A Europa não pode continuar a atuar como antes”, afirmou François Hollande, citado pela Europe 1.

“Os britânicos decidiram sair da União Europeia. É uma escolha dolorosa que eu respeito. A França irá continuar o seu trabalho com o país amigo, as nossas relações estreitas vão ser preservadas”, acrescentou o presidente francês.

O líder francês, porém, não nega que o Brexit terá um impacto negativo na União Europeia “O voto britânico irá colocar a União Europeia em dificuldades. É necessário tomar consciência das suas insuficiências”.

“Este choque é necessário. Os povos esperam que a UE reafirme os seus valores de liberdade, tolerância e paz. O reforço da zona euro e da sua governação democrática é uma necessidade”.

Hollande acrescentou ainda que irá deslocar-se até Berlim para se reunir com Angela Merkel na próxima segunda-feira, na véspera do encontro do Conselho Europeu.

“Hoje, é a história que nos bate à porta, o que está em jogo é a dissolução da União Europeia”, disse o presidente francês.