Coreia do Norte pode organizar em 2017 primeiro evento mundial desde 1979

País quer receber os mundiais de juniores de judo.

A Coreia do Norte pretende organizar os Mundiais de judo de juniores em 2017, uma decisão que deverá ser conhecida antes dos Jogos Olímpicos Rio2016, que se realizam de 5 a 21 de agosto.

O presidente da Federação Internacional de Judo (IJF), Marius Vizer, esteve em dezembro na capital norte-coreana, em Pyongyang, naquela que foi a sua terceira visita ao país e obteve garantias que o terão convencido.

“Confirmaram que haverá vistos para todos”, salientou Vizer à agência AFP, acrescentando que teve garantias escritas que haverá condições para alojamento de todos os judocas, sem importar de que país.

O presidente da IFJ referia-se especificamente aos casos dos Estados Unidos, Coreia do Sul e Japão.

Marius Vizer explicou também que a candidatura tem dois a três anos e que há muito tempo que a Coreia do Norte pretende receber uma competição.

“O judo é um desporto prioritário na Coreia do Norte e eles aproximaram-se também de outras federações internacionais”, sublinhou o responsável máximo do judo mundial.

O país conseguiu na quinta-feira a organização dos Mundiais juniores de halterofilismo de 2018, o que será, salvo se receber o judo no ano anterior, a sua primeira grande organização desportiva desde os Mundiais de ténis de mesa em 1979.