Lineker sobre o Brexit: “Sinto-me envergonhado”

O antigo futebolista inglês Gary Lineker, atual comentador desportivo na cadeia televisiva BBC, lamentou a decisão do Reino Unido de sair da União Europeia, manifestando-se “envergonhado” com a sua geração.

“Sinto-me envergonhado. Dececionámos os nossos filhos e os filhos dos nossos filhos”, publicou Lineker na sua conta na rede social twitter, na qual é seguido por mais de cinco milhões de pessoas.

Outro antigo futebolista que se mostrou desapontado com o resultado do referendo realizado na quinta-feira foi Jamie Carragher.

“Peço aos jovens que viagem, que abracem a Europa, que aprendam e que trabalhem no estrangeiro, que amem o estrangeiro e que demonstrem que nós, os britânicos, somos bons. Lamento que os velhos os tenham dececionado”, escreveu Carragher, também no twitter.

Phil Neville, também antigo futebolista inglês, usou o twitter para pedir um novo referendo: “Precisamos de outra votação. Não conheço ninguém que tenha votado a favor da saída”.

O checo Petr Cech, guarda-redes do Arsenal, que vive em Londres há 12 anos, afirmou que o resultado do referendo “foi a maior decisão da história do país, que foi influenciado por uma campanha cheia de falsidades”.

O futebolista irlandês Kevin Kilbane, também lamentou o resultado e disse ainda ter esperança de que tudo não passe de um sonho.

“Tenho a sensação de que vou acordar deste pesadelo e que tudo voltará à normalidade”, escreveu Kilbane, no twitter.
Os eleitores britânicos decidiram que o Reino Unido vai sair a União Europeia (UE), depois de o 'Brexit' ter conquistado 51,9% dos votos no referendo de quinta-feira, cuja taxa de participação foi de 72,2%.

O primeiro-ministro britânico, David Cameron, anunciou já a sua demissão com efeitos em outubro.