Brexit: Comissário responsável pela estabilidade financeira demite-se

Jean Claude Juncker vai agora iniciar conversações com David Cameron para encontrar um sucessor

O Brexit continua a causar ondas de choque em Bruxelas. O britânico Jonathan Hill demitiu-se do lugar de comissário responsável pela Estabilidade Financeira, Serviços Financeiros e União dos Mercados de Capitais e Jean Claude Juncker vai agora iniciar conversações com David Cameron para encontrar um sucessor.

Juncker tentou travar a saída de Hill depois do Brexit, mas não conseguiu demover o britânico.

"É com muita pena que aceitei a decisão de Jonathan Hill de se demitir da Comissão Europeia. É um político experiente pelo qual nutro grande respeito e gostaria de lhe agradecer sinceramente a sua colaboração leal e profissional enquanto membro da minha equipa", afirmou o presidente da Comissão Europeia, explicando que não foi por acaso que decidiu atribuir a pasta financeira a um comissário do Reino Unido.

"No início do mandato da presente Comissão, considerei que o comissário do Reino Unido deveria ficar responsável pelos Serviços Financeiros, como testemunho da minha confiança na continuidade do Reino Unido na União Europeia. Lamento que essa situação esteja agora em vias de se alterar. Tentei convencer Jonathan Hill a manter-se como membro da Comissão. Considero que é um verdadeiro europeu e não apenas o comissário do Reino Unido. Compreendo, contudo, e respeito a sua decisão", disse Juncker.

Para já Juncker atribuiu a pasta a Valdis Dombrovskis, vice-presidente responsável pelo euro. Mas como até à saída formal do Reino Unido é necessário que esteja representado no colégio de comissários, o presidente da Comissão terá agora de tentar um substituto com o primeiro-ministro inglês.

"Em termos processuais, a nomeação de um novo membro da Comissão de nacionalidade britânica requer o acordo comum do presidente da Comissão e do Conselho de Ministros, após consulta do Parlamento Europeu (artigo 246.º, n.º 2, do Tratado sobre o Funcionamento da União Europeia). Além disso, o Acordo-Quadro sobre as relações entre o Parlamento Europeu e a Comissão Europeia exige que o Presidente da Comissão examine «cuidadosamente» o resultado da consulta ao Parlamento antes de dar o seu acordo à decisão do Conselho de nomear um novo membro da Comissão (ponto 6 do Acordo‑Quadro)", esclarece a Comissão Europeia em comunicado.​

A demissão de Jonathan Hill produzirá efeitos a partir de 15 de julho (à meia-noite), enquanto a decisão do Presidente Juncker de transferir a pasta do comissário produzirá efeitos em 16 de julho.