O engenheiro adorado na Grécia

Portugal, Holanda e Itália são os únicos países com dois treinadores no Euro-2012. Além de Paulo Bento, ao serviço da Selecção das quinas, também Fernando Santos vai estar em acção, ao leme da Grécia.

há muito que os gregos valorizam o seu trabalho e, com sete vitórias e três empates na fase de apuramento, não só cumpriu o objectivo de se qualificar como o fez sem qualquer derrota – proeza só igualada por grandes potências como alemanha, espanha, itália e inglaterra.

quando chegou pela primeira vez à grécia, em 2001, para orientar o aek de atenas, o técnico já acumulava mais de 10 anos de carreira em portugal. depois de um percurso modesto como jogador, estreou-se como treinador no estoril, onde permaneceu de 1987 a 1994. levou o clube da 2.ª b à 1.ª divisão, mas não evitou a descida na sua última época.

na seguinte, fernando santos foi contratado pelo estrela da amadora, que ao longo de quatro anos segurou no escalão principal (com um sétimo lugar em 1997/98, a melhor classificação), até ser chamado para comandar o fc porto.

na primeira temporada na invicta, em 1998/99, venceu o campeonato que deu ao clube o quinto título consecutivo, passando a ser apelidado de ‘engenheiro do penta’, numa alusão à sua formação em engenharia electrónica.

mas o sucesso do ano de estreia não se voltaria a repetir nos dois seguintes e, em 2001, o técnico português lançar-se-ia na sua primeira aventura internacional.

 

na grécia, desde 2007

após a passagem pelo aek, concluída com a conquista da taça da grécia, mudou-se para o rival panathinaikos, mas acabou por bater com a porta a meio da temporada, regressando a portugal.

do desemprego saltou para o sporting, em 2003/04, sem grande sucesso. acabou o campeonato no terceiro lugar e foi dispensado, rumando de novo aos gregos do aek, que levaria à liga dos campeões apesar das graves dificuldades financeiras.

neste vaivém entre portugal e grécia, voltaria ao país natal em 2006, desta vez para orientar o clube do coração. mas também no benfica a experiência foi curta e sem glória: acabou a liga em terceiro e saiu após a primeira jornada da segunda época de contrato.

já com os três ‘grandes’ no currículo – o único treinador português a ter esse privilégio até hoje –, partiu de vez, em 2007, para a sua segunda pátria. esteve três anos no paok de salónica e em 2010 assumiu o cargo de seleccionador. um desfecho lógico para alguém que já foi eleito por três vezes treinador do ano na grécia (numa votação dos vários capitães de equipa) e treinador da década de 2000-2010 (iniciativa da liga de clubes do país).

aos 57 anos, o próximo desafio de fernando santos é chegar «o mais longe possível» no euro-2012. a grécia está no grupo a, com a polónia, a rússia e a república checa e, segundo afirmou o português ao site da uefa, não há limites para as ambições gregas: «é muito importante para o país que deixemos a nossa marca».