Estrela da Anatomia de Grey recebe ovação de pé

“Têm estado a abusar de nós [pessoas negras] e a dar aspeto de gueto às nossas criações”

Estrela da Anatomia de Grey recebe ovação de pé

A estrela da série televisiva Anatomia de Grey, Jesse William, fez um discurso sobre a luta pela igualdade de direitos para os negros durante os BET’s Humanitarian Award. As suas palavras mereceram uma ovação de pé.

O ator foi homenageado durante a cerimónia dos prémios humanitários por causa do seu trabalho como ativista, na associação Black Lives Matter. O seu discurso não deixou ninguém indiferente.

“Este prémio não é para mim. Isto é para todos os verdadeiros lutadores por todo o país. Para os ativistas, advogados de direitos civis, para os pais em dificuldades, famílias, professores, estudantes que se aperceberam que o sistema está construído para nos dividir, empobrecer e destruir não pode continuar se nós continuarmos. É matemática simples: quanto mais aprendermos sobre quem somos e como chegamos até aqui, mais nos vamos mobilizar”, afirmou.

 “Sabemos que a polícia conseguiu, de alguma forma, reduzir, desarmar e não matar pessoas brancas todos os dias. Então o que vai acontecer é que vamos alcançar a igualdade de direitos e de justiça no nosso país ou vamos reestruturar a função deles e a nossa”, acrescentou Jesse Williams.

“Se és um crítico desta resistência, a nossa resistência, então é melhor que tenhas um historial verídico das críticas à nossa opressão. Se não tens qualquer interesse por igualdade de direitos para as pessoas negras, então não dês sugestões àqueles que têm: senta-te [e cala-te]”, disse o ator.

“Têm estado a abusar de nós [pessoas negras] e a dar aspeto de gueto às nossas criações, a roubá-las, a desalojar o nosso génio e depois a usá-lo como um fato para depois deitar fora os nossos corpos como se fossem cascas de uma fruta estranha”, afirmou Jesse Williams, levando a plateia a levantar-se e a aplaudi-lo de pé.

O ator Samuel L. Jackson afirmou que este foi o melhor discurso que ouviu desde 1960. Para ter noção do impacto das palavras de Jesse Williams, veja o vídeo abaixo.