Merkel e Hollande querem saída rápida do Reino Unido

Merkel, Hollande e Renzi reuniram-se ontem em Berlim

Merkel e Hollande querem saída rápida do Reino Unido

Nem a chanceler alemã, Angela Merkel, nem o presidente francês, François Hollande, eram apoiantes do Brexit. Mas uma vez que a decisão dos britânicos foi clara, então que o Reino Unido saia da União Europeia rapidamente – é esta a opinião dos dois líderes.

Para a chanceler alemã, mesmo que seja necessário “um certo período de tempo”, esse mesmo tempo não pode passar “por uma longa fase de suspensão”. “Não poderemos permitir um jogo de espera porque tal seria mau para as economias de ambos os lados da União Europeia – os 27 membros e o Reino Unido”, disse Merkel ontem aos jornalistas. “Mas tenho um certo nível de compreensão se o Reino Unido necessitar de algum tempo para analisar primeiro as coisas”, disse ainda a chanceler.

Na noite de domingo, Merkel e Hollande conversaram ao telefone para acertar pontos sobre como lidar com as consequências do Brexit. “Eles notaram um pleno acordo sobre como lidar com a situação criada pelo referendo britânico”, avançou um assessor do presidente francês, acrescentando que os dois líderes discutiram a necessidade de agir de forma rápida em relação a um conjunto de prioridades específicas e, ainda segundo o assessor, “esperam total clareza para evitar incertezas”. Não foram avançados mais dados sobre o acordo entre Merkel e Hollande, que ontem se reuniram em Berlim com Matteo Renzi, o primeiro-ministro italiano.

A saída do Reino Unido da UE pode demorar. “Só o Reino Unido pode ativar o artigo 50. Na minha opinião, devemos fazer isto quando tivermos uma visão clara dos novos acordos com os nossos vizinhos europeus”, disse o ministro britânico da Finanças, George Osborne.