Racismo no treino da Holanda

A UEFA foi informada de cânticos racistas durante um treino da selecção holandesa, esta semana. Hoje, o organismo que tutela o futebol europeu disse que agirá se isso se repetir.

em comunicado, a uefa fala em «alguns incidentes isolados de cânticos racistas». isto depois de o capitão mark van bommel ter sido citado pela federação do seu país (que não apresentou queixa formal) lamentando essa situação num estádio num treino aberto ao público, na quarta-feira, ao qual compareceram cerca de 25 mil pessoas. em declarações ao jornal de telegraaf, o companheiro de equipa ibrahim afellay disse que a situação o «entristeceu».

o racismo é um dos temas mais sensíveis deste campeonato da europa, que arranca hoje em território polaco e ucraniano, e dominou mesmo a primeira conferência de imprensa de michel platini no torneio.

o presidente da uefa informou que os árbitros poderão mesmo interromper os jogos se os atletas forem alvo de ataques racistas. mas também mostrarão cartão amarelo aos jogadores que por esse motivo abandonem as quatro linhas. a ameaça tinha sido feita por balotelli, avançado italiano.

theodor gebre selassie tem opinião diferente do colega de profissão. o único não caucasiano da selecção da república checa disse esperar que o preconceito racista não se faça sentir nos estádios mas, se isso acontecer, ficará em campo: «não estou pronto para desistir. de certeza que não saio. ficarei até que me atirem pedras».

ap/sol