Bicharada, façam as vossas apostas

Os amantes do futebol que ficaram preocupados com a morte do polvo Paul, o ‘adivinho’ que acertou todos os resultados da Alemanha no último Mundial, podem dormir descansados. Para compensar a ausência do molusco alemão, surgem agora o furão Fred, a cadela Sissi, a elefanta Citta, o porco Funtik, o polvo português Paulo, a vaca…

a elefanta já mostrou os seus dotes. a possante criatura, de origem indiana mas já naturalizada polaca, não falhou quando foi chamada a prever o desfecho da final da liga dos campeões, apostando no triunfo do chelsea. menos certeira foi a inglesa sissi, mas no euro-2012 a cadela terá uma segunda oportunidade para mostrar as suas capacidades, depois de ter antecipado a vitória do bayern munique na principal competição europeia de clubes.

mas a elefanta tem um rival de peso no país vizinho. a ucrânia já convocou o porco funtik, de 380 quilos e apresentado pela câmara municipal de kiev como um profundo conhecedor dos segredos do futebol. deste país anfitrião do euro-2012 chega também o furão ferret fred, para quem preferir confiar nas previsões de um animal menos robusto.

neste fungaga da bicharada, como diria josé barata moura, portugal já tem um fã. ou melhor, uma fã. chama-se ivonne e é uma vaca alemã que se distingue das demais bovinas pelos seus conhecimentos futebolísticos. que vão para além do patriotismo, uma vez que já atribuiu a vitória a portugal frente à alemanha na primeira jornada do grupo b. a ‘fezada’ de ivonne não é partilhada por paulo, o polvo que habita no sealife no porto e prevê a derrota da equipa das quinas amanhã.

para contrapor o prognóstico de ivonne e consolidar o de paulo, a lontra ferret apostou na ‘sua’ alemanha, confirmando assim o favoritismo da equipa germânica no encontro com portugal.

mas para quem não quer correr o risco de ir atrás de um ‘simples’ animal e confia mais na tecnologia, pode sempre apoiar-se num jogo de computador. a ea sports decidiu simular os encontros da fase final do euro-2012 e até já encontrou o campeão: a alemanha. o método já tinha sido utilizado, com sucesso, na final da liga dos campeões e do mundial de 2010.

online@sol.pt