Atentado no aeroporto de Istambul faz 41 mortos e 259 feridos

Dos 239 feridos, 109 já tiveram alta hospitalar

Um novo balanço dado pelo governador de Istambul revela que o atentado no aeroporto Ataturk fez 41 mortos e 239 feridos.

A maioria das vítimas é de nacionalidade turca. No entanto, existem 13 estrangeiros entre as vítimas mortais: cinco sauditas, dois iraquianos, um chinês, um jordano, um tunisino, um uzbeque, um iraniano e um ucraniano.

O Governador de Istambul explicou ainda que dos 239 feridos, 109 já tiveram alta hospitalar.

O ataque ainda não foi reivindicado, mas o primeiro-ministro turco afirmou, esta quarta-feira, que o ataque no aeroporto foi levado a cabo pelo autoproclamado Estado Islâmico.

“Este ataque, que teve como alvo pessoas inocentes, é um vil e planeado ataque terrorista”, disse Binali Yildirim à agência Reuters.

O primeiro-ministro adiantou ainda que os três bombistas suicidas apanharam um táxi para o aeroporto e fizeram-se explodir depois de abrirem fogo no local. Segundo o Guardian, as autoridades turcas acreditam que os três homens estavam armados com Kalashnikov e que fizeram-se explodir quando foram confrontados pela polícia.

O aeroporto de Ataturk reabriu esta manhã, com aviões a aterrarem e a partirem do local. Muitos voos, porém, foram cancelados ou atrasados.