Desporto

Fernando Santos: 'A Polónia é tão favorita como nós'

O selecionador afirmou que para o jogo desta quinta-feira com a Polónia os jogadores de Portugal têm que "entrar acordadinhos", nos quartos-de-final do Europeu.

AP  

"Não vou em canções do bandido. Isso das facilidades, que somos favoritos e que já está ganho, não vou nisso. A Polónia é tão favorita como nós. Os jogadores sabem disso e também não vão nisso. Isso a nós não cola. A Polónia é fortíssima", afirmou Fernando Santos.

Na conferência de imprensa de antevisão do encontro dos quartos de final, em Marselha, o selecionador nacional destacou a "força e capacidade coletiva" dos polacos, num jogo dos quartos de final com duas equipas "que vão dar tudo para seguir em frente".

"Tenho 23 jogadores em grande forma. Dois ou três clinicamente têm alguma limitação. Tenho uma equipa motivada, determinada, que sabe o que quer. Nestes momentos, o talento pode ajudar a ganhar jogos, mas são as equipas que ganham campeonatos. Os meus jogadores vão ter que entrar em campo logo acordadinhos. Será um jogo equilibrado seguramente", disse.

Questionado sobre a possível titularidade de Renato Sanches, Fernando Santos 'fugiu' um pouco ao assunto e preferiu falar sobre juventude e responsabilidade.

"Temos aqui cinco jogadores que estiveram no último Europeu de sub-21 e um que esteve no Europeu de sub-19. Há sempre o peso da responsabilidade, mas como cada jogo que passa, os jogadores entram no seu ritmo normal. São jogadores que estão em fase de crescimento e cabe a nós controlar essa fase", explicou.

O selecionador nacional destacou ainda o setor defensivo da Polónia e alertou para a velocidade dos seus jogadores nas transições ofensivas.

"É uma equipa que se vê que foi muito trabalhada. Procurámos estudar bem a equipa para podemos controlá-la em todos os momentos do jogo. Quando tivermos a bola, temos que tentar aproveitar aquilo que nós achamos são as suas lacunas. Claro que não vou aqui dizer quais são", referiu.

Portugal defronta na quinta-feira, às 21:00 (20:00 de Lisboa), a Polónia, nos quartos de final do Euro2016, num encontro que vai decorrer em Marselha, no Estádio Vélodrome, e terá arbitragem do alemão Felix Brych.