Marcelo Rebelo de Sousa: “Temos de deixar a máquina da Justiça trabalhar”

Presidente da República lembra que sigilo faz parte destas investigações

O Presidente da República afirma que será prestada toda a colaboração à investigação do caso que levou esta manhã à detenção do diretor do Museu da Presidência, Diogo Gaspar, e garante que só hoje tomou conhecimento da investigação em curso.

Em declarações ao SOL, Marcelo Rebelo de Sousa lembra que faz parte “da lógica destas investigações o sigilo” antes de serem feitas buscas, referindo que, por isso, só hoje tomou conhecimento do inquérito. Lembra ainda que o importante agora é deixar a Justiça trabalhar.

Esta manhã, o Presidente da República já tinha esclarecido que esta investigação nada tem a ver com as iniciativas que tomou no seu mandato, referindo-se à auditoria interna que promoveu sobre as contas da Presidência da República.

Diogo Gaspar é suspeito dos crimes de tráfico de influências, peculato, participação económica em negócio e abuso de poder.

­­­­­­­

 

O que disse o Presidente da República:

Diz que está disponível para uma colaboração total com as autoridades que investigam o diretor do Museu da Presidência. Essa colaboração já foi solicitada?

Por definição, as buscas exigem colaboração, faz parte da lógica: pressupõe-se da parte dos serviços que haja colaboração.

 

E antes das destas buscas tinha alguma indicação de que havia uma investigação em curso ou até do que estava em causa?

Só hoje tive conhecimento porque, como sabe, estas investigações, mesmo quando duram muito tempo, culminam em determinadas iniciativas. E faz parte da lógica dessa iniciativa não haver conhecimento prévio.

 

Desde que chegou a Belém, alguma vez se apercebeu de alguma irregularidade relacionada com este caso?

Isso não comento. Temos de deixar agora a máquina da Justiça trabalhar.