Horário das repartições das Finanças muda já amanhã

O horário de atendimento ao público dos serviços da Autoridade Tributária e Aduaneira muda já esta sexta-feira

Com a entrada em vigor da lei das 35 horas, são várias as alterações que começam já esta sexta-feira a fazer diferença na vida dos portugueses. Um exemplo é a mudança dos horários nas repartições das Finanças, que a partir desta sexta-feira começam a funcionar sem hora de almoço e passam a fechar mais cedo.

O horário de atendimento ao público passa a ser das 9h00 às 15h30 em todas as repartições do país como explica ao i Paulo Ralha, presidente do Sindicato dos Trabalhadores dos Impostos (STI). “o horário era das 9h00 às 12h30 e depois das 14h00 às 16h00. Agora não. Passa a não fechar ao almoço. Antes havia só quatro ou cinco serviços com esta possibilidade e eram em pontos específicos do país, nomeadamente, Lisboa, Porto, Coimbra e Guarda. Agora, vai ser assim em todo o país”.

No fundo, apesar de encurtar o horário em meia hora, a mudança acaba por permitir aos contribuintes lucrarem com o facto de não haver pausa para o almoço. Já no que toca ao horário interno, “os funcionários das finanças vão entrar às 9h00 e sair às 17h00. Sendo que têm uma hora de almoço, que vai ser ajustada às necessidades dos serviços”, explica Paulo Ralha. 

No entanto, apesar de esta sexta-feria já estar em vigor o novo horário, nem todas as repartições do país terão necessariamente de fechar mais cedo: “Ainda pode haver sítios que não conseguem fazer já esta mudança. Mas serão casos pontuais. De qualquer forma, é certo que na segunda feira já todos cumprem este novo horário de funcionamento”.