Sanções. Costa escreve ao presidente da Comissão Europeia

Primeiro-ministro rejeita medidas adicionais.

Sanções. Costa escreve ao presidente da Comissão Europeia

O primeiro-ministro António Costa escreveu hoje uma carta ao presidente da Comissão Europeia Jean-Claude Juncker a expor os argumentos do governo português contra a aplicação de sanções.

António Costa, de acordo com o jornal Público, argumenta que Portugal não deve ser penalizado, porque isso traria graves consequências para o futuro.

António Costa preferiu não divulgar o conteúdo da carta, mas voltou a garantir, esta manhã, que não serão necessárias medidas adicionais. Em reação à notícia de que Bruxelas poderá dar três semanas a Portugal para apresentar medidas que garantam o cumprimento das metas orçamentais, Costa disse que os números revelam que não são necessários “nem medidas adicionais nem planos B”.

Costa tem contestado a possibilidade da União Europeia aplicar sanções a Portugal por não ter reduzido o défice para um avaliar abaixo dos 3% do PIB. O primeiro-ministro considera que seria “um péssimo sinal, significaria que a Comissão Europeia não perceberia o que se está a passar hoje na Europa”.