Sociedade

Personalidades assinam carta aberta a pedir alternativa à praxe

Alexandre Quintanilha, Vasco Lourenço, Ana Zanatti, Miguel Sousa Tavares e Pilar del Rio são algumas das personalidades que assinaram o documento, intitulado “Integração no Ensino Superior: a democracia faz-se de alternativas”


Cem personalidades assinaram uma carta aberta, dirigida aos responsáveis pelas instituições do ensino superior, a pedir para serem criadas atividades de integração para os novos alunos que sejam “uma alternativa” à praxe académica.

O documento, intitulado “Integração no Ensino Superior: a democracia faz-se de alternativas”, começa por destacar a importância de fazer uma transição “suave” entre o ensino secundário e o ensino superior para haver um “sucesso académico”.

“A receção e a integração do novo estudante na instituição acolhedora desempenha, neste sentido, uma função primordial na garantia de uma eficaz e feliz adaptação a um ambiente social e educativo inicialmente estranho, complexo e, não poucas vezes, difícil.”, lê-se na carta aberta.

Uma vez que, em Portugal, as instituições não tratam desta integração, "grupos e organizações promotoras de atividades praxísticas" têm-se ocupado desta função. Ainda que os alunos não sejam obrigados a participar, muitos sentem-se pressionados a fazê-lo e, ao longo dos anos, surgiram várias denúncias de violência durante as praxes académicas, destaca ainda o documento.

“Instamos todas as equipas dirigentes das Universidades, Politécnicos, faculdades e escolas superiores a criar, com caráter duradouro, atividades de receção e de integração dos novos estudantes e das novas estudantes, ao longo do ano letivo, que configurem uma alternativa lúdica e formativa às iniciativas promovidas pelos grupos e organizações de praxe”.

Na carta aberta é ainda pedido às instituições para informarem os alunos recém-chegados de que as praxes não são uma atividade obrigatória e ressalvando que não serão prejudicados caso decidam não participar nas mesmas. O documento refere ainda que deve ser dado um email para que estes possam fazer uma denúncia caso tal aconteça.

Alexandre Quintanilha, Vasco Lourenço, Ana Zanatti, Teresa Caeiro, Capicua, Inês Pedrosa, Isabel Moreira, Jacinto Lucas Pires, Miguel Sousa Tavares, Pilar del Rio e José Luís Peixoto são algumas das pessoas que assinaram a carta aberta.

Os comentários estão desactivados.