Aeroportos. Taxas vão voltar a subir no final do ano

Será o décimo aumento das taxas aeroportuárias desde a privatização em 2013.

As taxas aeroportuárias vão voltar a subir no final deste ano. De acordo com a informação divulgada esta terça-feira pela ANA, o aumento será de sete cêntimos por passageiro no Aeroporto de Lisboa e de cinco cêntimos no do Porto.

A partir de Novembro, a taxa no aeroporto de Lisboa passará a ser de 11,01 euros, e em dezembro, o Aeroporto do Porto passará a cobrar 7,89 euros.

A empresa justifica estes novos aumentos com o crescimento do tráfego acima do previsto. "O crescimento de tráfego aéreo em 2016 deverá ficar 8,7% acima do que foi estimado inicialmente, o que significa que as taxas aeroportuárias são, nesta altura, inferiores ao devido, sobretudo nos aeroportos de Lisboa e Porto", justificou a ANA em comunicado

Este é o décimo aumento das taxas desde que os franceses da Vinci ganharam a privatização da empresa que gere os aeroportos em Portugal, em 2013.

"O modelo de fixação das taxas aeroportuárias da ANA – Aeroportos de Portugal é baseado em estimativas feitas com mais de seis meses de antecedência em relação ao ano de aplicação das taxas. No caso da estimativa realizada em 2015, com vista ao apuramento das taxas a aplicar em 2016, constata-se que a mesma teve por base um cenário muito conservador de crescimento do tráfego", lê-se ainda no comunicado da empresa.

A ANA revelou ainda que até ao final de julho lançará o processo de consulta a todos os utilizadores para a fixação das taxas para 2017, não tendo o ajustamento anunciado esta terça-feira qualquer implicação nas taxas a propor para o próximo ano.