Fernando Santos recorre a receita da avó para vencer Gales

Pepe está em dúvida e o jogo é as meias-finais do Europeu. Por isso o selecionador de Portugal recorreu à sabedoria da avó para atacar o jogo de acesso à final de Paris.

O que é importante para Fernando Santos? "O jogo mais importante da minha carreira deve ter sido o primeiro. Toda a gente se lembra do primeiro jogo. Amanhã (quarta-feira), como é o próximo jogo, é seguramente o mais importante. Como a minha avó dizia, o importante é acordarmos todos os dias. É sinal que estamos vivos", afirmou Fernando Santos.

O selecionador, de 61 anos, confirmou que Pepe está em dúvida devido a problemas musculares, e que só poucas horas antes do encontro é que saberá se poderá contar com o defesa-central do Real Madrid.

"Vou deixar-vos com uma noite de insónias. Eu vou dormir normalmente, porque tenho outros jogadores aptos a jogar. Já tivemos antes casos deste tipo. Uns recuperaram, outros não. Se estiver a 100 por cento provavelmente será um dos titulares. Amanhã tomaremos a decisão", disse o selecionador luso, em Lyon.

Fernando Santos realçou que o duelo entre Portugal e País de Gales não será apenas Cristiano Ronaldo contra Gareth Bale e rejeitou qualquer tipo de pressão 'extra' que possa existir junto do capitão da seleção nacional.

"São jogadores que estão habituados a estas questões. Não traz pressão acrescida. As duas equipas estão fortemente empenhadas em passar esta meia-final e chegar à final. Os jogadores todos, e não só Cristiano e Bale", referiu.

O selecionador nacional voltou a louvar o "exemplo fantástico" que Cristiano Ronaldo tem dado nos jogos de Portugal e mostrou-se convicto que o avançado vai manter o seu nível frente aos galeses.

"A forma como está no estádio, a sua forma de incentivar os colegas, tem sido um exemplo fantástico. O confronto com o Bale não muda nada. Ele já está trabalhado para este tipo de confrontos", frisou.

O Portugal-País de Gales está agendado para as 21:00 locais (20:00 em Lisboa) e terá arbitragem do sueco Jonas Eriksson.

A equipa portuguesa procura alcançar a segunda final da sua história, na quinta presença nas 'meias' de um Campeonato da Europa.